São Paulo avança na eletrificação da frota pública e anuncia compra de 50 ônibus elétricos

DESTAQUE DA SEMANA

São Paulo avança na eletrificação da frota pública e anuncia compra de 50 ônibus elétricos

A cidade planeja substituir gradualmente seus ônibus a diesel e alcançar uma frota de 2,4 mil veículos elétricos até o final de 2024.

Imagem/+55Invest

A cidade de São Paulo recebeu 50 novos ônibus 100% elétricos a bateria para operar em linhas municipais de transporte público. Esses veículos são fabricados no Brasil e cada um deles é estimados como de evitar a emissão anual de, em média, 0,24 toneladas de óxidos de nitrogênio, 0,002 toneladas de material particulado e 106 toneladas de CO2.

Os ônibus são equipados com tecnologia de tração elétrica e eletrificação da Eletra, carroceria Caio e Millenium, motor elétrico e baterias WEG, todas elas produzidas por empresas brasileiras. Os chassis dos ônibus foram fabricados pela Mercedes-Benz e Scania em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, em São Paulo. Além de serem livres de emissões de poluentes, esses ônibus são silenciosos, possuem ar-condicionado, wi-fi e portas USB para carregar celulares.

A cidade de São Paulo planeja substituir gradualmente seus ônibus a diesel e alcançar uma frota de 2,4 mil veículos elétricos até o final de 2024, em uma frota total de 13 mil ônibus. A meta da prefeitura é reduzir as emissões de CO2 fóssil das frotas de ônibus em 50% até 2028 e eliminá-las completamente até 2038. Espera-se que o avanço da eletrificação na maior cidade do Brasil crie oportunidades para empresas fabricarem unidades para outros municípios e capitais interessados em adotar essa tecnologia. 

Com a adição desses 50 veículos, a cidade agora conta com 25 ônibus elétricos com capacidade para 70 passageiros da Transwolff, 23 ônibus com capacidade para 94 passageiros (12 da Transpass e 12 da Ambiental), além de um ônibus elétrico articulado da Campo Belo, com capacidade para 144 pessoas.

Esses são os concessionários responsáveis por operar a primeira frota de ônibus elétricos e eles firmaram contratos com a Enel X para a implantação de infraestrutura de recarga nas garagens. A Enel X é a divisão de negócios do Grupo Enel dedicada a soluções para apoiar transição energética e é o maior player da mobilidade elétrica na América Latina, com tecnologia instalada em diversos países da região, com mais de 50% dos ônibus elétricos da Colômbia e do Chile, e 20% no México.

O investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de 30 milhões. Essa iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura de renovação da frota de ônibus por veículos com tecnologia menos poluentes na cidade.

Ônibus elétricos triplicam em SP

Com a adição dos novos veículos, o número de ônibus elétricos na cidade de São Paulo mais do que triplica, e eles operam em várias áreas da cidade, incluindo as zonas Sul, Leste, Oeste e a região central. O prefeito Ricardo Nunes destacou que, com a expansão da frota de ônibus eletrificados, o Brasil está se equipando a países que estão eletrificando suas frotas de transporte público. Ele ressaltou que a diminuição das emissões de gases de efeito estufa é uma das responsabilidades da cidade em relação às questões climáticas.

A presidente da Eletra, Milena Romano, enfatizou que os ônibus elétricos são fabricados por empresas brasileiras que estão instaladas no país e que utilizam tecnologia nacional, incluindo a Eletra, WEG, Caio, Mercedes-Bens e Scania, com o apoio da Enel X. O secretário executivo de Transportes e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda, informou que a frota de ônibus elétricos em São Paulo agora totaliza 69 veículos. O objetivo é tornar a cidade, fora da China, o maior polo de mobilidade urbana com ônibus movidos por energia limpa.

Ele mencionou o exemplo de Shenzhen, na China, onde todos os ônibus em operação são eletrificados, e a cidade também possui uma grande quantidade de táxis e veículos particulares elétricos. Essa iniciativa resultou em um trânsito mais silencioso e menos poluente na cidade.

Via: +55Invet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDA DE DENUNCIAS DE CRIME ELEITORAL NAS ELEIÇÕES 2023 PARA O CONSELHO TUTELAR DE SÃO CAETANO-PE

4° edição da Marcha para Jesus em São Caetano-PE dia 7 de setembro terá a participação do cantor gospel Marcos Antonio

Para se manter no poder, Governo apela por 'legalização da maconha e do aborto' no Brasil